Fique por dentro das novidades em nosso Instagram
No dia 17 de julho foi comemorado o Dia Nacional de Proteção às Florestas, data importante para a conscientização sobre a preservação dos biomas nacionais. Dados do Relatório Anual de Desmatamento (RAD2022), produzido pelo MapBiomas, apontam que o desmatamento no Brasil cresceu 22,3% em 2022, na comparação com 2021, sendo que no período total avaliado, de 2019 a 2022, foram registrados 303 mil eventos dessa natureza, equivalentes a 6,6 milhões de hectares.
O cenário é ainda mais crítico ao se observar que cinco dos seis biomas brasileiros apresentaram crescimento em desmatamento: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pampa e Pantanal. Apenas a Mata Atlântica apresentou índices positivos no período. Por isso, sem a redução desses índices de desmatamento, diversas espécies da fauna e flora brasileira poderão deixar de existir.
A pesquisa “Contas de ecossistemas: espécies ameaçadas de extinção no Brasil”, desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, apontou ainda que 42,7% da flora e 9% da fauna presentes nos biomas nacionais estão criticamente em perigo. De acordo com a análise, a Mata Atlântica possui o maior número de espécies vulneráveis e extintas, seguida pelo Cerrado.
Vista a gravidade dos dados, essa preocupação com a sustentabilidade e a preservação dos biomas nacionais é compartilhada por nós, da AXS Energia. Com usinas instaladas nos estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, São Paulo e Goiás, reforçamos o movimento sustentável em grande parte das regiões que se encontram no topo da lista de espécies ameaçadas. Alinhados ao nosso propósito, fazemos parte da busca por novas formas de preservar os recursos naturais e facilitar o acesso da população às fontes renováveis de energia.
Para cumprir o nosso papel, fazemos questão de garantir que todas as nossas usinas sejam avaliadas e aprovadas junto às concessionárias locais de energia, garantindo o menor impacto ambiental possível. No entanto, esse movimento precisa ser conjunto, rumo à conscientização da população por um mundo mais sustentável.
Por isso, a data é também relacionada à figura folclórica do Curupira, o defensor das matas. A lenda, parte da cultura popular no Brasil, não é recente. Esteve presente na infância de grande parte da população para disseminar a mensagem da sustentabilidade e da responsabilidade de cada indivíduo com a natureza. Por isso, ao invés de comemorar a data, a AXS se mobilizamos pela conscientização do papel que todos temos na preservação do meio ambiente.
Compartilhe em suas redes sociais!
Energia solar: como utilizá-la para reduzir os custos da sua empresa?
O que é desenvolvimento sustentável e por quê você deveria entender isso?
Países que dão uma goleada no quesito sustentabilidade
Economia circular é a base para o desenvolvimento sustentável