Fique por dentro das novidades em nosso Instagram
Dúvidas sobre Energia Solar por assinatura são comuns, porque este ainda é um modelo de negócio muito recente no Brasil. Talvez por isso, quando ouvem a palavra “excedente”, carteira solar, ou créditos solares, algumas pessoas pensam: para onde ele vai esse "excedente"? Recentemente em nosso Instagram, uma pessoa trouxe a seguinte dúvida:
“Gostaria de saber se as empresas de energia solar por assinatura podem vender o excedente de energia produzida na minha residência/negócio?”.
Respondemos prontamente que não, e criamos esse artigo com o intuito de trazer informações complementares sobre a geração compartilhada.
Afinal, dá para vender a energia solar gerada pelo seu sistema fotovoltaico para a rede distribuidora?
A resposta curta é: Não. Não é possível vender energia! No Brasil, somente empresas habilitadas podem comercializar energia.
A energia que você recebe na modalidade de assinatura não pode ser revendida porque já vem de outro produtor, mas oferecem vantagens como:
Fazendas solares são construídas por grandes empresas privadas, que disponibilizam uma cota que pode ser usada por quem:
Para participar desse modelo de negócio basta estar com as faturas da concessionária local, e não ter pendências no SERASA.
Existe todo um movimento nacional de incentivo a energia verde/energia limpa no Brasil. Até mesmo a CAIXA Econômica Federal disponibiliza um Crédito Pessoal CAIXA Energia Renovável.
Entretanto, nem todo mundo consegue fazer o investimento necessário para realizar a instalação, ou tem um telhado adequado para receber os painéis. Por isso, surgiram opções como a energia solar por assinatura.
O art. 2º Resolução Normativa nº 482, De 17 De Abril De 2012, esclarece como é possível que o crédito de uma unidade consumidora seja utilizado por outra, desde que estejam no mesmo CPF, ou CNPJ.
Por meio de contratos também é possível transferir os créditos de energia através de cooperativas (pessoas) e consórcios (empresas).
Para fazer isso é necessário que todos envolvidos no consórcio/cooperativa estejam dentro da mesma área de cobertura da distribuidora de energia.
As fazendas solares são usinas solares de médio porte construídas para atenderem determinadas regiões.
Nelas, os painéis fotovoltaicos captam a radiação solar e convertem em energia.
Essa energia é injetada na concessiona local, que entrega ao consumidor final pela mesma rede distribuidora onde ele recebe o abastecimento local.
Por este motivo, não é necessário instalar nenhum equipamento adicional.
Por óbvio, o desconto fornecido neste modelo é diferente de quando alguém adquiri e instala os painéis fotovoltaicos.
Não há modelo melhor ou pior, são opções diferentes. Você decide se quer investir em um sistema só seu e arcar com todos os custos para que isso ocorra.
Ou se prefere escolher um modelo com menos desconto na fatura, mas muito mais economia por não precisar instalar nada.
Por se tratar de opções diferentes, algumas empresas de energia solar por assinatura optam por aceitar exclusivamente faturas de luz maiores (acima de R$ 400,00 mensais) nas quais o cliente consegue, mais facilmente, perceber o desconto.
Uma das maiores diferenças da AXS Energia é que você aluga o lote solar, ou seja, passa a se tornar sócio de um pedacinho da usina, que chamamos de cota parque.
Essa cota parque é um pedaço fixo só para você, ou seja, enquanto fizer parte da cooperativa, ou concessionária, a parte da usina que for alugada por você gerará uma cota mensal.
Caso você não use toda a sua cota mensal, ou a sua parte da usina produza mais em uma deternaminada época do ano, essa energia excedente será 'estocada", se tornando assim uma reserva energética que chamamos de créditos solares, os quais podem ser usados por até 60 meses.
➡️ Clique aqui e faça uma simulação grátis. ❤️
Compartilhe em suas redes sociais!
Entenda como a energia solar pode reduzir gastos e ajudar a melhorar a sua vida
Diferenças entre energia solar convencional e energia solar por assinatura
Como seguir os princípios ESG na sua empresa e por que isso é importante?