Fique por dentro das novidades em nosso Instagram
Com a intenção de tornar nosso planeta sustentável e garantir a qualidade do futuro das próximas gerações, questões como a produção de energias renováveis vêm ganhando cada vez mais espaço.
Nesse contexto, Energia Solar e Energia Eólica, duas fontes de energia 100% renovável, ganham bastante destaque justamente por serem ideais para o desenvolvimento sustentável.
Aqui neste artigo vamos abordar as principais características de ambas para você entender suas diferenças, vantagens e desvantagens. Confira!
A energia solar é gerada a partir da luz do sol por meio do sistema fotovoltaico, onde painéis solares convertem a luz para energia elétrica por meio das células solares.
Você já deve ter visto aqueles painéis escuros no telhado de casas e empresas, nos terrenos das propriedades ou até mesmo pode ter visto de perto uma usina solar.
E esses painéis e usinas irão se tornar cada vez mais comuns nas nossas vidas, visto todos os benefícios que a energia solar traz para a sociedade e pela facilidade de acesso à energia solar que temos hoje em dia.
Entre os principais benefícios que a energia solar pode proporcionar para as pessoas, podemos destacar os seguintes:
Por outro lado, temos que destacar o principal ponto negativo da energia solar. Durante dias nublados e chuvosos ainda é possível gerar energia elétrica, pois a luz solar ainda está presente. Entretanto, uma vez que o sol se põe a energia não é mais gerada. Ou seja, é impossível gerar energia solar durante a noite.
Mas existe uma solução para isso: baterias. Você deve ter notado que o assunto de veículos elétricos são cada vez mais comentados na mídia. Isso porque as tecnologias de armazenamento de energia elétrica estão bastante sofisticadas e a tendência é que sua eficiência multiplique nos próximos anos.
Isso viabiliza tanto a mobilidade quanto a forma como utilizamos energia em nossas residências e estabelecimentos. Com baterias mais potentes, podemos gerar energia solar de sobra durante o dia, armazenar em baterias e utilizá-la durante a noite.
A energia eólica ocorre a partir do movimento de rotação das pás de uma grande turbina, que tem seu movimento gerado pela velocidade dos ventos, transformando energia mecânica em energia elétrica.
Essa é uma ótima alternativa para diversificar a matriz energética e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Veja algumas das principais vantagens:
Apesar dos benefícios, a energia eólica possui algumas desvantagens. A principal delas é a dependência dos ventos que são imprevisíveis. Existem dados estatísticos que mostram uma média histórica sobre o potencial eólico das regiões, porém nada garante o mesmo comportamento futuro e nem que haverá energia sendo produzida nos momentos em que ela é mais demandada.
Outra desvantagem é a necessidade de criar um grande parque eólico para gerar uma quantidade significativa de energia, causando um grande impacto visual na natureza e restringindo os locais viáveis para a instalação da usina.
Por último, os geradores são equipamentos caros e suas turbinas acabam produzindo muito ruído durante a produção de energia.
É indiscutível que a Energia Eólica é uma grande aliada ao desenvolvimento sustentável. Além de ser uma energia limpa, ela contribui para a diversificação da matriz elétrica brasileira, já que em nosso território existem muitas áreas onde venta bastante e precisamos ficar menos dependentes das hidrelétricas, que hoje representam 59% da potência instalada no país.
Por outro lado, quando comparamos a Energia Eólica com a Energia Solar, podemos perceber algumas diferenças claras que colocam a solar na frente.
No Brasil, algumas regiões se destacam quanto ao potencial para energia solar fotovoltaica, como é o caso de Minas Gerais, Bahia e outros estados do norte e nordeste. Entretanto, todo o nosso território possui incidência solar suficiente para gerar grandes quantidades de energia solar.
Conectando esse fato à evolução da tecnologia fotovoltaica, que hoje é acessível a todos, coloca a Energia Solar como a melhor opção dentro da modalidade de Geração Distribuída.
Hoje com pouco ou nenhum investimento você tem a possibilidade de utilizar a energia solar, economizando na conta de luz (porque ela é mais barata que outras fontes convencionais) e dormindo mais tranquilo por consumir uma energia limpa e 100% renovável.
Compartilhe em suas redes sociais!
Energia solar: como utilizá-la para reduzir os custos da sua empresa?
O que é desenvolvimento sustentável e por quê você deveria entender isso?
Países que dão uma goleada no quesito sustentabilidade
Economia circular é a base para o desenvolvimento sustentável
Dia de Proteção às Florestas: seja você um defensor do meio ambiente