Fique por dentro das novidades em nosso Instagram
Um dia é pouco para celebrar a existência das abelhas, insetos pequenos, mas de grande importância para a biodiversidade e o futuro da alimentação no planeta. Para marcar o Dia Nacional das Abelhas, comemorado em 3 de outubro, a AXS Energia anuncia a ampliação do projeto "Abelhas: Um Ambiente Amigável" para outras usinas solares da empresa.
Atualmente, a Unidade Fotovoltaica (UFV) Paulo Valias, localizada em São Gonçalo do Sapucaí, Minas Gerais, é a unidade-piloto do projeto e abriga apiários em suas instalações. Duas novas usinas, em Três Pontas e Três Corações, também em Minas Gerais, receberão colmeias em breve.
Segundo o fundador da Integrapis, Jean Samel Rocha, empresa parceira da AXS no desenvolvimento do projeto, a previsão é que mais 30 usinas recebam colmeias no futuro. Os benefícios socioambientais são sentidos por toda a comunidade do entorno das unidades com colmeias.
Como nasceu o projeto
A parceria entre a AXS Energia e a Integrapis começou durante a implantação do projeto na UFV Paulo Valias. Na ocasião, durante visitas técnicas, foram encontradas colmeias de abelhas jataí - nativas brasileiras sem ferrão nas tubulações dos painéis - e de apis mellifera - as africanas, mais difundidas - nas caixas de passagem.
As abelhas jataí não fazem parte do projeto, mas foram mantidas no local. Já a colmeia de abelhas apis mellifera teve seus indivíduos transferidos para os apiários, onde suas colônias, que podem reunir até 100 mil abelhas, passaram a integrar o programa de polinização e produção de alimentos.
O projeto visa a instalação de colmeias em usinas solares, além da manutenção de plantas melíferas que favorecem a atividade de polinização. Esse trabalho tem impacto direto na preservação das abelhas e na polinização de 80% dos alimentos consumidos pelos humanos.
Impactos ambientais e comunitários
Além dos benefícios ecológicos, o projeto também gera impacto social e se destaca pela capacitação de apicultores pela Integrapis, muitos dos quais começaram sem experiência e hoje estão profissionalizados.
Segundo o fundador da Integrapis, o apicultor é inserido como sócio da produção, recebendo 50% dos lucros sem precisar investir, além de um apoio financeiro enquanto as colmeias não produzem. Cerca de 50 quilos de mel por mês são obtidos das colmeias já instaladas.
A usina também foi adaptada para garantir o bem-estar das abelhas. Os módulos fotovoltaicos são anti-reflexo, as colmeias recebem cobertura laminada para manter o conforto térmico, e foram plantadas plantas forrageiras para garantir alimento próximo.
Todo o comportamento das abelhas é monitorado 24 horas por câmeras, e a equipe foi treinada para intervir em caso de problemas.
Sustentabilidade e inovação
Jean, que é apicultor desde criança, tem uma vasta experiência com o manejo de abelhas e na criação de projetos sustentáveis. Ele e seu sócio fundaram a Integrapis com o objetivo de integrar as abelhas às práticas agrícolas e energéticas de forma sustentável.
Além disso, os impactos do projeto vão além dos limites das usinas. As abelhas polinizam até três quilômetros ao redor da sua área, beneficiando plantações de café, frutas e legumes na região em que elas estão inseridas.
A polinização favorece o aumento da produtividade agrícola e da diversidade genética das plantas. Um exemplo é o aumento de 17% na produção de soja, base da produção de diversos alimentos e da ração de animais no país, com a presença de abelhas. Esses insetos ainda ajudam a garantir a diversidade genética das plantas, o que é crucial para a saúde dos ecossistemas e para a segurança alimentar a longo prazo.
O projeto, pioneiro no Brasil, abrange pilares da sustentabilidade ao atender aos aspectos sociais, econômicos e ambientais, capacitando apicultores, gerando recursos e promovendo o equilíbrio entre a produção energética e a preservação ambiental.
De acordo com o fundador da Integrapis, a integração de abelhas nas usinas fotovoltaicas atende aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Compartilhe em suas redes sociais!
Energia solar: como utilizá-la para reduzir os custos da sua empresa?
O que é desenvolvimento sustentável e por quê você deveria entender isso?
Países que dão uma goleada no quesito sustentabilidade
Economia circular é a base para o desenvolvimento sustentável