Fique por dentro das novidades em nosso Instagram
Normalmente, empreendedores costumam procurar novas estratégias para melhorar a performance do sistema produtivo da sua empresa. Nesse sentido, encontrar uma fonte sustentável de eletricidade pode ajudá-los nessa tarefa e a energia solar pode ser uma boa opção.
Essa é uma fonte de energia limpa e 100% renovável. Portanto, ela pode auxiliar na redução de custos e, ao mesmo tempo, impulsionar as suas vendas por trazer um apelo ambiental positivo.
Neste texto vamos mostrar para você as três principais formas de você começar a utilizar a energia solar, explicando a mais vantajosa entre elas. Confira!
Como mencionamos, a energia solar pode proporcionar muitos benefícios para a sua empresa. Dentre elas temos vantagens econômicas, ambientais e mercadológicas. Para exemplificar, veja os principais pontos positivos da aquisição desse tipo de energia no seu empreendimento.
Não podemos esquecer que a energia solar é renovável, ou seja, ela é infinita. Já que o sol é o principal elemento do nosso sistema solar. Diante disso, podemos dizer que ele é uma fonte inesgotável de energia.
Vale destacar que mesmo em dias nublados é possível captar radiação solar por meio dos painéis solares. É importante mencionar que o sol é uma fonte gratuita. Portanto, esse tipo de energia é uma opção muito boa para pequenas, médias e grandes empresas.
A energia solar é uma fonte de eletricidade limpa, pois a sua geração não produz resíduos que impactam negativamente no meio ambiente já que o processo utiliza a radiação solar para gerar eletricidade.
Portanto, podemos dizer que a energia solar é sustentável.
O sistema fotovoltaico é composto basicamente de painéis e inversores solares desenvolvidos com tecnologia de ponta. Diante disso, a manutenção desses equipamentos tem baixo custo quando comparados com os custos envolvidos em outras fontes de energia, como por exemplo, a hídrica.
Mas não se esqueça de que é importante fazer as manutenções e as limpezas periódicas indicadas pelos fabricantes para que o sistema se mantenha em bom funcionamento. Dessa forma, é possível que os equipamentos sejam conservados e tenham a durabilidade prevista.
Em geral, os consumidores de hoje em dia buscam se aproximar cada vez mais de marcas que se preocupam com a preservação do meio ambiente.
Ou seja, quando a sua empresa adota a energia solar, ela diz para a sociedade que tem responsabilidade ambiental.
Isso ajuda a conquistar um espaço melhor no mercado com a atração de novos clientes e fidelização dos atuais. Portanto, a energia solar não é apenas um investimento, mas também uma estratégia de negócio muito poderosa.
A principal vantagem da utilização da energia solar é a redução da conta de luz. Nos últimos anos a tecnologia fotovoltaica evoluiu muito a ponto de colocar a fonte solar entre as mais competitivas, possibilitando reduções de custo significativas.
Inclusive despertou o interesse de empresas inovadoras que estão entregando uma nova forma de acesso a esse tipo de energia, como falaremos mais a frente.
Existem várias formas de ter acesso à energia solar. Portanto, você precisa conhecê-las para que possa implementar na sua empresa. Assim, é possível usufruir de todos os benefícios mencionados no tópico anterior.
Dentre essas formas podemos destacar a instalação dos próprios painéis solares, a utilização de geração compartilhada de energia solar oferecida por uma usina com geração distribuída.
Cada uma delas tem suas características, vantagens e desvantagens. Por isso, você precisa ficar atento a todas as informações sobre elas antes de escolher qual é a melhor forma de obter esse tipo de energia.
Ficou curioso? Quer saber mais sobre essas 3 maneiras de obter eletricidade de forma mais sustentável? Então, confira!
A primeira forma de ter acesso à energia solar que vamos abordar é a instalação dos próprios painéis solares. Para tanto, você precisa fazer o projeto do sistema fotovoltaico, que gera um investimento inicial um pouco elevado.
É importante procurar um engenheiro com boa reputação e experiência nessa área. Isso porque ele é responsável pela elaboração do projeto e pelo acompanhamento da instalação dos equipamentos.
Em seguida, é necessário solicitar a autorização da concessionária de energia que faz o fornecimento para a sua região. Se você for aprovado, é possível fazer a conexão do seu sistema à rede de distribuição.
Depois disso, são instalados os painéis solares no telhado, na fachada, no terreno, entre outros lugares que possam suportar o peso dos equipamentos. Assim, como o conversor deve ser conectado à rede elétrica.
Após esse processo, você poderá utilizar a energia solar na sua empresa normalmente. Não se esqueça de fazer as manutenções periódicas, bem como as limpezas para conservar os equipamentos.
Essa forma de acesso à energia solar pode gerar bons resultados no longo prazo, mas perceba que exige um investimento inicial maior, pois você precisará contratar o engenheiro que fará o projeto, adquirir os painéis solares, entre outros que serão utilizados durante a instalação e a manutenção.
Já a geração de energia solar compartilhada, é uma forma de economizar na instalação dos equipamentos. Já que você pode juntar várias empresas que tenham a energia elétrica fornecida pela mesma concessionária e formar uma cooperativa ou um consórcio.
Nesse caso, os painéis solares são instalados em um terreno próximo das empresas que irão se beneficiar da geração compartilhada.
É importante mencionar que nesse caso também é necessário fazer um projeto e pedir a autorização da concessionária da sua região. Assim como você precisa fazer ajustes na sua estrutura elétrica para participar do sistema de compensação.
Além disso, essa é uma forma de dividir os custos com instalação e manutenção, já que você não precisará arcar com todas as despesas sozinho. E, ainda, poderá usufruir de todos os benefícios mencionados no início do texto de maneira integral.
Agora vamos apresentar a melhor forma de obter acesso à energia solar: por meio de planos. Nesse caso, a unidade geradora é uma usina solar localizada no seu estado. Ela produz eletricidade e distribui através da rede da concessionária da região.
A partir do calculo do seu histórico de consumo é possível indicar quantos painéis solares devem ser disponibilizados para você.
Após aguardar os prazos estabelecidos no contrato, você poderá usar os créditos solares para abater sua conta de luz.
A maior vantagem de aderir à energia solar por geração compartilhada é que nesse caso você não precisa investir na instalação do sistema fotovoltaico. Já que somente terá o custo mensal do plano com a empresa fornecedora.
Essa é uma maneira prática de obter eletricidade sem prejudicar o meio ambiente. Além do mais, você pode economizar todos os meses.
Essa é uma grande inovação que empresas como a AXS Energia estão trazendo para o mercado, revolucionando a forma como você utiliza energia no Brasil.
Faça agora em nosso site uma simulação do quanto você poderá economizar e venha com a AXS fazer parte da transformação! www.axsenergia.com.br
Compartilhe em suas redes sociais!
Entenda como a energia solar pode reduzir gastos e ajudar a melhorar a sua vida
Como seguir os princípios ESG na sua empresa e por que isso é importante?