Fique por dentro das novidades em nosso Instagram
A redução do número de abelhas é um tema cada vez mais preocupante. Cientistas de todo o mundo têm pesquisado os riscos de extinção de espécies nas últimas décadas, principalmente por conta de perdas significativas de colônias durante o inverno.
No Brasil, esses estudos são mais recentes, mas seus resultados são igualmente assustadores. Pesquisa realizada em 2022 pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pelas universidades federais de São Carlos (UFSCar) e do Rio Grande do Sul (UFRGS), a partir de dados obtidos em 45 outros estudos, mostra que a biodiversidade de insetos no Brasil está em queda.
Vale lembrar o porquê da importância do tema: as abelhas são responsáveis pela polinização de 75% das principais culturas agrícolas do mundo, o que está intimamente ligado ao risco de diminuição da capacidade produtiva de alimentos e da biodiversidade como um todo.
Estudo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que existam mais de 2 trilhões de abelhas no mundo que são cuidadas por agricultores, número restrito apenas aos insetos que têm manejo, algo que representa cerca de 16 mil espécies, sem levar em conta as abelhas selvagens.
A ameaça de extinção dessas espécies ocorre tanto pela perda de habitat e redução de diversidade floral quanto pelo uso de agrotóxicos, doenças, parasitas e, inclusive, mudanças climáticas. Todas essas variáveis têm afetado a saúde, nutrição e a reprodução das abelhas.
Projeto AXS – Abelhas: um ambiente amigável
Nós, da AXS Energia, em parceria com a Integrapis, estamos desenvolvendo um projeto para inserir a apicultura nas usinas fotovoltaicas, o AXS-Abelhas.
O plano foi idealizado para que possamos fazer com que nossas usinas sejam amigáveis a esses polinizadores. Para isso, estamos realizando diversas ações, inclusive recriando habitats com o plantio de espécies nativas e flores silvestres. Essa é uma inovação que promoverá a biodiversidade e que terá reflexos positivos para a produtividade agrícola e florestal da região.
O projeto já está em andamento na usina de Paulo Valias, localizada no município de São Gonçalo da Sapucaí (MG). Atualmente, estamos capacitando pessoas que desejem participar da iniciativa. Assim, vamos ajudá-las na obtenção de renda extra, com a venda dos produtos prevenientes da apicultura. Além disso, contribuiremos com a conscientização acerca da preservação ambiental e tornaremos as usinas fotovoltaicas ainda mais produtivas à sociedade.
Acompanhe as novidades do AXS-Abelhas em nosso site e redes sociais.
Compartilhe em suas redes sociais!
Entenda como a energia solar pode reduzir gastos e ajudar a melhorar a sua vida
Como seguir os princípios ESG na sua empresa e por que isso é importante?